top of page
  • Foto do escritorFrancine Ciocchi Consultoria Sem Frescura

A importância da Organização Pessoal


A falta de organização é um problema para muitas pessoas, manter a vida em ordem não é uma tarefa fácil.

A organização, nada mais é do que métodos para melhorar o desempenho pessoal e profissional. Em novembro de 2008, a NAPO (Associação Nacional de Organizadores Profissionais) fez uma pesquisa com 400 adultos sobre a necessidade de estar e ficar organizado. As pesquisas revelaram que:

• 71% disseram que se fossem mais organizados sua vida melhoraria; 65% referiram que sua casa seria moderadamente desorganizada; 27% declararam que sua desordem os impede de ser eficaz no trabalho.


A desorganização prejudica a produtividade que podem gerar estresse e sérios problemas de saúde. Uma vida organizada elimina todos esses efeitos.

Dentre os benefícios na organização está a economia de tempo, dinheiro e a redução dos níveis de estresse e frustração, ainda é possível se dedicar às pessoas e atividades que lhe proporcionam prazer. Um método eficaz para organização pessoal deve inspirar as pessoas.

Segue abaixo as vantagens de uma vida mais organizada:

• Otimização do tempo; • Melhora na autoestima; • Equilibro no trabalho, vida pessoal e familiar; • Objetivos claros e planejamento; • Estratégias para delegação das tarefas; • Estresse controlado; • Controle da própria vida.


Especialistas em organização como: psicólogos, personal organizer, decoradores e empregadas domésticas concordam que não existem soluções prontas. Há diferentes personalidades e estilos, de modo que solução perfeita é a que funciona melhor para cada um. É necessário dar o primeiro passo. Organizando sua vida pessoal verá que não existe falta de tempo e sim tempo mal administrado.

A solução é adotar hábitos que possam contribuir para o alcance do equilibro entre a vida pessoal e profissional. Organizar é um desafio, pois exige uma mudança de comportamento. É controlar a própria vida, escolher prioridades, determinar o que é realmente importa.

No mercado existem 8.373 ferramentas de organização pessoal e gestão de tempo. Há também equipamentos como: notebooks, smartphones, iPads, além da tradicional agenda que são úteis para auxiliar no processo. Cada indivíduo deve encontrar a sua técnica. É necessário conhecer as principais, entender o que funciona para você e adotar o seu próprio estilo.


O planejamento é a arma mais importante para quem quer se organizar. A pessoa deve ter disciplina após escolher o melhor modo. E você, já começou a organizar a sua vida? Mãos a obra! Mãos a obra!

Fonte: Papo Universitário, escrito por Kalinka Carvalho.

4.189 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page