top of page
  • Foto do escritorFrancine Ciocchi Consultoria Sem Frescura

Desapega que a vida fica mais leve!


Hoje é sábado, está um dia lindo e ensolarado, pensei em por que não aproveitar este dia lindo para falar com vocês sobre um tema que tem mudado a minha vida, o DESAPEGO!

As vezes parece que a vida fica nublada né? Fica difícil visualizar os nossos objetivos ou mesmo dar um pequeno passo para começar a fazer algo que desejamos. Você já parou para pensar que o excesso pode ser o problema? Quando temos muitas coisas acumuladas, a vida fica mais pesada e a mente mais confusa.


Para isso praticamos o desapego, tirar da vida o que não é mais usado, o que esta acumulado, esquecido no fundo do armário e no fundo do coração. O desapego vale não só para coisas materiais, mas principalmente para as coisas sentimentais.

Eu a mais ou menos 2 anos atrás comecei a praticar o desapego, eu queria algo a mais para mim, ainda não sabia exatamente o que era, mas senti que ao me desapegar das coisas, eu já estava muito mais perto do que queria.

Comecei pelo meu guarda roupas, e de lá pra cá já tirei mais de 27 sacos de roupas, sapatos, rouparia, biju e acessórios para doação. Abri espaço para o novo e com isso me senti mais leve, tive mais clareza das coisas e com isso consegui ir atrás do meu emprego dos sonhos, consegui visualizar o que eu realmente queria da vida.

A algumas semanas eu resolvi fazer esse desapego novamente e pensei, por que não compartilhar com as pessoas algo que me fez tão bem. E hoje eu quero te ajudar a se sentir mais leve também e quem sabe até ajudar a mudar um pouquinho a sua vida, vamos desapegar?


Desapegue-se!

  • Jogue fora o que estiver detonado;

  • Separe o que precisa apenas de um ajuste (e só devolva pro armário depois de pronto);

  • Doe o que está legal, mas que você não tem usado.

Algumas dicas para te ajudar a Desapegar:

- Mande para doação todas aquelas roupas que você achou que “um dia eu vou usar” ou “um dia eu vou precisar”, mas até hoje nunca usou ou nunca precisou.

- Doe para alguém que precisa ou dê para quem quiser aquelas roupas que ainda estão “boas” mas já não tem nada a ver com seu estilo atual, se quiser levantar uma graninha e tiver tempo, vender elas pela internet também é uma opção, no facebook por exemplo o que não falta são grupos de Desapego.

Desapegar de algumas coisas são mais difíceis do que outras, principalmente quando envolve valor sentimental, o ideal é que você faça esse exercício de desapego sempre que for limpar os armários (1 vez ao mês), até a hora que você olhar para o seu armário e perceber que não há mais nada para retirar. Você deve realmente gostar e/ou usar tudo que estiver ali. Cada um sabe o que faz bem ou não para si mesmo, mas é importante ser firme e deixar o apego e emoção um pouco de lado. Eu realizei essa limpa em todas os “setores” do meu quarto: Roupas (não se esqueça de roupas íntimas, meias, pijamas), sapatos, bolsas, bijuterias, produtos de beleza e maquiagem.

Eu sei que não é fácil “jogar fora” tanta coisa. É nessas horas que você percebe e enxerga onde andou gastando seu dinheirinho suado e até mesmo o seu tempo. Dá um pouquinho de remorso e peso na consciência visualizar todo esse "desperdício", mas é aquele mal necessário.

Eu continuo comprando coisas novas, mas tenho certeza que meu consumo está muito mais consciente, pois tenho noção de tudo que eu e minha casa temos e precisamos.

Na nova organização do armário, eu consigo visualizar perfeitamente tudo o que eu tenho e onde eu preciso investir mais ou menos, consegui montar e explorar muito mais os meus looks, fiz combinações que nunca havia pensado antes, passei a levar menos tempo para escolher as minhas roupas, aprendi mais sobre meu estilo, do que eu gosto e o que fica bem no meu corpo. Foi a prova de que qualidade vale muito mais que quantidade! :)

A sensação de leveza e bem estar que todo esse desapego gerou me fez muito bem e é isso que eu quero que você sinta também!

Experimente esse exercício, desapegue de tudo que não faça mais parte de quem você é hoje, de tudo que não te serve mais e de tudo que é pesado! Se abra para o novo e aproveite essa leveza que desapegar vai te trazer!

E você? Já experimentou o desapego? Compartilhe com a gente!

587 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page