top of page
  • Foto do escritorFrancine Ciocchi Consultoria Sem Frescura

Luminária de Canudo Sem Frescura



Pesquisando coisas diferentes para ensinar para você e achei uma luminária feita de canudinhos que é a cara de uma Sem Frescura como nós. (UHUUL).

Por isso, hoje vamos mostrar como fazer uma luminária de canudinhos que lembra muito a forma de um diamante. Essa peça combina muito com a decoração industrial, mas também pode ficar perfeita em outras estilos de decoração.

Se você gostou da ideia, e quer aprender a fazer uma luminária cheia de estilo, então continue com a gente para ver todos os detalhes dessa criação.

Materiais: - 27 canudos de drink (aproximadamente);

- 3 metros de arame maleável;

- Alicate;

- Tesoura;

- Feltro preto;

- Kit elétrico para luminárias;

- Lâmpada de LED.

Como Fazer: O primeiro passo é cortar os canudos nos tamanhos certos para fazer a luminária.

- Separe 18 canudos, esses serão usados inteiros (aprox. 12 cm).

- Pegue 6 canudos e corte-os ao meio, assim você terá 12 metades.

- Pegue 3 canudos e corte cada um em 4 partes iguais, assim você terá 12 peças pequenas.


Dica: É muito importante cortar as peças no mesmo tamanho, isso garantirá um bom acabamento na luminária.

Seguindo passo/passo pela foto a baixo:

- Passo 1: Passe pelo arame 3 canudos longos e uma metade. Dobre o arame conforme for adicionando os canudos, assim você criará a primeira forma geométrica.

Dica: As linhas coloridas sobre as fotos servem apenas como guia. A ordem de montagem, de acordo com as cores, é: verde, laranja, salmão, azul, vermelho, amarelo, lilás, mostarda e roxo.


- Passo 2 a 7: Com a primeira peça pronta, continue o processo de colocação dos canudos para formar mais 6 peças iguais à primeira.

- Passo 8: Use a metade de um canudo para conectar a parte verde à parte lilás. Assim você terá a forma de um hexágono.

- Passo 9: Em seguida, passe o arame por dentro do canudo verde. Quando a ponta sair por baixo, adicione um canudo inteiro. Essa última peça fará a junção entre o canudo roxo e o canudo verde.


- Passo 10: Adicione 1 canudo inteiro, uma metade e mais 1 canudo inteiro para formar mais uma peça completa.

- Passo 11: Em seguida, passe pelo arame um canudo partido ao meio. Ele vai ligar a peça colocada anteriormente ao canudo de cor salmão.

- Passo 12 e 13: Depois, conecte o canudo salmão àquele que está na outra extremidade. Use meio canudo para fazer o encontro das duas partes. Faça esse processo de junção com as outras duas aberturas.


- Passo 13: Use os canudos pequenos para formar a parte em que ficará o bocal da lâmpada. Siga o mesmo sistema de montagem ensinado nos outros passos.

- Passo 14: Após a montagem completa, o pendente ficará meio mole e desajeitado, como este da foto acima, do lado esquerdo. Para resolver esse problema, corte pequenos pedaços de feltro e encaixe em todas as quinas. Depois de fazer esse acabamento a peça ficará mais firme e parecendo que é inteiriça.


Dica: Corte um pedaço 2 x 2 cm de feltro em formato de cruz. Em seguida, corte outra cruz , mas tire uma das pontas para formar um “T”. Faça 12 unidades de cada formato.

- Passo 15: Com a cúpula pronta, hora de colocar a parte elétrica. Passe o fio elétrico por baixo da luminária e encaixe a lâmpada de LED.

Dica: É importante usar somente lâmpadas frias. As lâmpadas incandescentes esquentam e podem causar acidentes.


Prontinho!! Falei que seria uma ideia genial para você aprender?

É um objeto lindo e super moderno, que pode ser usado no quarto, na sala ou na cozinha. Para pendurar, use alguns ganchinhos no teto para segurar o fio ou se você não puder furar a parede é só usar fita adesiva.

AH!! Lembrando que você não terá que quebrar a parede para passar os fios, basta ligar a extensão elétrica direto na tomada. Não se preocupe em esconder a fiação, a graça desse pendente é justamente deixar os fios à mostra.

Por hoje é só pessoal :( Beijos e até a próxima!!

116 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page