Com a chegada dos filhos tudo muda na vida de um casal inclusive a rotina da casa. Manter a casa em ordem com crianças em casa requer disciplina e força de vontade, mudar hábitos e ser exemplo.
Ao meu ver desde cedo devemos ensinar as crianças sobre a importância de cuidar de seus pertences pessoais, mostrar através de ações e exemplos os benefícios e vantagens de uma casa limpa e organizada.
Não tenho filhos, mas eu e minhas primas fomos criadas assim, desde cedo tínhamos obrigações: levava a prima mais nova na escola, lavava banheiro no final de semana, enxugava a louça, fazia serviços bancários, íamos à padaria.
É através das pequenas tarefas que devidamente executadas desenvolvemos a disciplina para a vida.
Não devemos assumir por nossos filhos a responsabilidade que cabem a eles. Guardar brinquedos, roupas, fazer tarefa escolar, lavar o próprio prato, arrumar o quarto, tudo isso faz parte das responsabilidades das crianças.
O maior recurso que podemos deixar para nossos filhos é a autonomia e a capacidade de cuidar de si mesmo.
- Dicas para orientarmos nossos filhos a serem responsáveis
– A partir de 1 ano Podemos ensinar ao filhos a cuidarem de seus brinquedos, ajudando-os a guardar e organizar.
-3 e 4 anos Ainda em forma de brincadeira – já dá para começar a ensinar a vestir as próprias roupas, cuidar mais ainda dos brinquedos e ajudar os adultos na cozinha a pegar objetos que não ofereçam perigo. É importante que o adulto sempre esteja por perto. E lavar roupas entra nessa categoria,
Faça disso uma brincadeira, demostre como se faz, explique os botões da maquina, a separação das roupas dor cores, o porque de tudo isso e responsa todas as duvidas e perguntas que surgiram após isso (rsrs) .
Feito isso, crie um sistema para que eles possam participar, seja colocando cestos divertidos de roupas suja, separando por tipo ou cor.

Explique que existem vários tipos de tecidos e cores, que precisam ser lavados em temperaturas diferentes, ou exigem produtos adicionais para ajudar na limpeza. Provavelmente, você precisará repetir estas instruções muitas vezes, até que tudo comece a fazer sentido para a criança.
Durante o processo, ensine estas habilidades adicionais:
Verificar os bolsos em busca de itens esquecidos.
Ler a etiqueta das peças de roupa antes de lavar.
Virar camisas estampadas do avesso para evitar o desgaste da estampa.
Reconhecer quando a maquina já está com roupas demais para funcionar adequadamente.
Reconhecer os tipos de roupa que não devem ser colocados na maquina de lavar, mas devem ser lavados à mão, ou à seco.

Quando a criança é incluída em tarefas domésticas, ela passa a participar da dinâmica familiar e isso faz com que sinta que pertence àquele lugar. Isso une a família e ajuda seu filho a entender também como funcionam as coisas. Ela vê como as atividades feitas pelos pais são difíceis e passa a respeitar e valorizar mais esses momentos. – 4 anos
A criança já pode fazer algo sozinha, como colocar a roupa suja que tirar no cesto de roupas sujas, se tiver cachorro pode trocar a água dele ou recolher pequenos sacos de lixo.Uma sugestão é estabelecer horários para a criança fazer a tarefa, criando assim uma rotina
.– 5 e 6 anos
A criança já podem ajudar a arrumar o próprio quarto e brinquedos. Deixar o sapato no lugar, colocar os brinquedos e objetos em seus devidos lugares, ajudar a por ou tirar a mesa e molhar as plantas.
– 7 até 9 anos Entre essas idades as crianças podem aprender a arrumar a própria cama, atender o telefone e anotar recados, orientando-as sobre como falar com quem está do outro lado da linha.
-10 até 12 anos
De forma divertida as crianças podem ajudar os adultos a cozinhar, sempre com supervisão e cuidados com a segurança.

DICAS PARA QUEM TEM CRIANÇAS EM CASA
Não abra mão da ROTINA, tudo tem hora certa, determine horários para as tarefas escolares – brincar – comer – tv – banho – hora de dormir
Ainda que as crianças pensem que podem fazer tudo sozinhas, seja um observador silencioso do trabalho delas, pelo menos por algumas semanas. Inevitavelmente, haverá instruções que você esqueceu de mencionar, e será muito bom estar por perto quando elas se fizerem necessárias.
Não dependa dos seus filhos para lavarem a roupa o tempo todo. Embora possa ser agradável não precisar mais cumprir esta tarefa, eles eventualmente notarão que, em vez de ensinar uma habilidade, você só queria se livrar do trabalho.
Não importune adolescentes e crianças mais velhas para ajudarem com a roupa. Converse com eles sobre o motivo pelo qual você deseja ensiná-los a fazer isso. Se você explicar seu ponto de vista e ouvir o dele, um adolescente razoável concordará ao menos em aprender como se faz, mesmo que não ajude com muita frequência.
E você, tem alguma dica para acrescentar ao que dissemos aqui? Será um prazer pra nós saber sua opinião!