• Francine Ciocchi Consultoria Sem Frescura

CRIANÇA TAMBÉM AJUDA A LAVAR ROUPA? AJUDA SIM SENHOR!


Com a chegada dos filhos tudo muda na vida de um casal inclusive a rotina da casa. Manter a casa em ordem com crianças em casa requer disciplina e força de vontade, mudar hábitos e ser exemplo.

Ao meu ver desde cedo devemos ensinar as crianças sobre a importância de cuidar de seus pertences pessoais, mostrar através de ações e exemplos os benefícios e vantagens de uma casa limpa e organizada.

Não tenho filhos, mas eu e minhas primas fomos criadas assim, desde cedo tínhamos obrigações: levava a prima mais nova na escola, lavava banheiro no final de semana, enxugava a louça, fazia serviços bancários, íamos à padaria.

É através das pequenas tarefas que devidamente executadas desenvolvemos a disciplina para a vida.

Não devemos assumir por nossos filhos a responsabilidade que cabem a eles. Guardar brinquedos, roupas, fazer tarefa escolar, lavar o próprio prato, arrumar o quarto, tudo isso faz parte das responsabilidades das crianças.

O maior recurso que podemos deixar para nossos filhos é a autonomia e a capacidade de cuidar de si mesmo.

- Dicas para orientarmos nossos filhos a serem responsáveis

– A partir de 1 ano Podemos ensinar ao filhos a cuidarem de seus brinquedos, ajudando-os a guardar e organizar.

-3 e 4 anos Ainda em forma de brincadeira – já dá para começar a ensinar a vestir as próprias roupas, cuidar mais ainda dos brinquedos e ajudar os adultos na cozinha a pegar objetos que não ofereçam perigo. É importante que o adulto sempre esteja por perto. E lavar roupas entra nessa categoria,

Faça disso uma brincadeira, demostre como se faz, explique os botões da maquina, a separação das roupas dor cores, o porque de tudo isso e responsa todas as duvidas e perguntas que surgiram após isso (rsrs) .

Feito isso, crie um sistema para que eles possam participar, seja colocando cestos divertidos de roupas suja, separando por tipo ou cor.


Explique que existem vários tipos de tecidos e cores, que precisam ser lavados em temperaturas diferentes, ou exigem produtos adicionais para ajudar na limpeza. Provavelmente, você precisará repetir estas instruções muitas vezes, até que tudo comece a fazer sentido para a criança.

Durante o processo, ensine estas habilidades adicionais:

  • Verificar os bolsos em busca de itens esquecidos.

  • Ler a etiqueta das peças de roupa antes de lavar.

  • Virar camisas estampadas do avesso para evitar o desgaste da estampa.

  • Reconhecer quando a maquina já está com roupas demais para funcionar adequadamente.

  • Reconhecer os tipos de roupa que não devem ser colocados na maquina de lavar, mas devem ser lavados à mão, ou à seco.


Quando a criança é incluída em tarefas domésticas, ela passa a participar da dinâmica familiar e isso faz com que sinta que pertence àquele lugar. Isso une a família e ajuda seu filho a entender também como funcionam as coisas. Ela vê como as atividades feitas pelos pais são difíceis e passa a respeitar e valorizar mais esses momentos. – 4 anos

A criança já pode fazer algo sozinha, como colocar a roupa suja que tirar no cesto de roupas sujas, se tiver cachorro pode trocar a água dele ou recolher pequenos sacos de lixo.Uma sugestão é estabelecer horários para a criança fazer a tarefa, criando assim uma rotina

.– 5 e 6 anos

A criança já podem ajudar a arrumar o próprio quarto e brinquedos. Deixar o sapato no lugar, colocar os brinquedos e objetos em seus devidos lugares, ajudar a por ou tirar a mesa e molhar as plantas.

– 7 até 9 anos Entre essas idades as crianças podem aprender a arrumar a própria cama, atender o telefone e anotar recados, orientando-as sobre como falar com quem está do outro lado da linha.

-10 até 12 anos

De forma divertida as crianças podem ajudar os adultos a cozinhar, sempre com supervisão e cuidados com a segurança.


DICAS PARA QUEM TEM CRIANÇAS EM CASA

  • Não abra mão da ROTINA, tudo tem hora certa, determine horários para as tarefas escolares – brincar – comer – tv – banho – hora de dormir

  • Ainda que as crianças pensem que podem fazer tudo sozinhas, seja um observador silencioso do trabalho delas, pelo menos por algumas semanas. Inevitavelmente, haverá instruções que você esqueceu de mencionar, e será muito bom estar por perto quando elas se fizerem necessárias.

  • Não dependa dos seus filhos para lavarem a roupa o tempo todo. Embora possa ser agradável não precisar mais cumprir esta tarefa, eles eventualmente notarão que, em vez de ensinar uma habilidade, você só queria se livrar do trabalho.

  • Não importune adolescentes e crianças mais velhas para ajudarem com a roupa. Converse com eles sobre o motivo pelo qual você deseja ensiná-los a fazer isso. Se você explicar seu ponto de vista e ouvir o dele, um adolescente razoável concordará ao menos em aprender como se faz, mesmo que não ajude com muita frequência.

E você, tem alguma dica para acrescentar ao que dissemos aqui? Será um prazer pra nós saber sua opinião!

#organização #roupas #roupasuja #consultoriasemfrescura #semfrescura #crianças #dicas #lavagem #casaorganizada #laundry #lavanderia

123 visualizações
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

© 2020 Todos os direitos reservados. Consultoria Sem Frescura.

CNPJ : 31.279.635/0001-01