top of page
  • Foto do escritorFrancine Ciocchi Consultoria Sem Frescura

Despensa Organizada - Antes x Depois


Se está difícil encontrar os alimentos que você precisa, é hora de fazer algumas mudanças. Veja dicas para deixar a despensa mais organizada e os produtos mais bem conservados.


1º Passo Tire os alimentos das prateleiras e jogue fora tudo que está vencido. Caso encontre alguma comida estragada ou com bichinhos, limpe a área com uma mistura de água e vinagre.

2º Passo Divida em categorias Separe as prateleiras da despensa em categorias de alimentos, como grãos, temperos, itens para café da manhã, óleos e ingredientes de confeitaria. Faça a divisão de acordo com suas necessidades. Depois de um tempo, você não precisará nem pensar qual é o lugar de cada coisa. Se quiser, coloque etiquetas para indicar o que vai em cada prateleira, para que as outras pessoas sigam a sua organização.

3º Passo Enlatados e industrializados As comidas em lata e em pacotes devem ser guardadas em área fresca. Nunca as coloque em armários próximos ao forno ou em prateleiras perto do teto. 4º Passo Novo no fundo Sempre que comprar produtos novos, coloque-os no fundo, deixando os mais antigos na frente, facilitando o acesso. 5º Passo Rótulos Deixe as latas e garrafas com os rótulos virados para a frente. Parece bobo, mas essa simples mudança economizará muito do seu tempo. 6º Passo Prateleiras profundas

Se as prateleiras da sua despensa são bem profundas, deixe os itens menos utilizados ou os que você possui em mais de uma unidade mais ao fundo.

Organizadores sempre são de grande ajuda na hora da organização. Mas também não são regra, como eles costumam ser um pouco mais caro, como por exemplo os potes de vidro. A dica é ir trocando os potes aos poucos, ir comprando conforme dar e com o tempo terá todos do jeitinho que você sempre quis.

A foto abaixo é da organização realizada no Brás, a cliente ainda não trocou os potes, então criamos uma catalogação temporária até que ela consiga comprar os potes que deseja.


Os alimentos mais utilizados no dia-a-dia foram deixados na prateleira de baixo, e retirados dos sacos plásticos e colocados em potes, os temperinhos que ficavam soltos, ganharam uma cestinha com etiqueta e os alimentos que estavam vencidos foram descartados.

Pequenas mudanças que facilitam e muito no dia-a-dia da cozinha. Gostou destas dicas? Então não esquece de curtir a nossa pagina no facebook e nos seguir no instagram. Beijos e até o proximo post ;)

108 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page